Como criar conteúdo para blog  com a extensão SEMrush Writing Assistant

Ela vai nos auxiliar como criar conteúdo para blog e  para nossas mensagens de marketing.

Devemos publicar sempre bons conteúdos para nossos blogs/sites. Afinal a era do marketing de conteúdo chegou.

E para ajudar a desenvolver nossos conteúdos,  usaremos a extensão SEMrush Writing Assistant.

Essa ferramenta nos ajuda muito em como criar conteúdo para blog.

Infelizmente, ela é paga, mas permite um período grátis onde podemos trabalhar com até 10 palavras-chave.

Portanto, vamos começar a criar nosso conteúdo para sites e blogs

1: Adicionar a extensão ao Google Chrome

2: Você será redirecionado para o Google Docs

3: Vai fazer associação com o seu Gmail

4: Surge uma opção perguntando se você quer compartilhar, dê OK, simples assim.

Como criar conteúdo para blog com Extensão SEMrush SEO Writing Assistant

A ferramenta agora já deve estar instalada e funcionando

5: Em primeiro lugar,  vá até a aba Complementos/add-ons do documento aberto pelo Google Docs

6: Depois escolha a opção SEMrush SEO Writing Assistant

7: Clique em Show

Ajustando da ferramenta para criar conteúdo para o seu blog

A  SEMrush é uma ferramenta de análise de palavras-chave/backlinks/diagnóstico de concorrentes, é excelente, com foco principal nas pesquisas orgânicas do Google

8: No canto direito do seu documento aparecerá a janela da extensão conforme a figura abaixo.

Configurando a Extensao SEMrush SEO Writing Assistant

O nosso Writing Assistant ou assistente de conteúdo está pronto para nos auxiliar na otimização dos nossos posts.

Como conseguir conteúdo de qualidade inédito para blog

Não importa se o seu conteúdo tem 500, 1000 ou 2000 mil palavras, porque essa métrica vai depender do seu nicho, e a disputa pelos primeiros lugares na pesquisa do Google não é fácil.

Para esclarecer melhor, o volume ideal de repetição da sua palavra-chave principal no conteúdo está por volta dos 3% do conteúdo.

Por exemplo, para calcular a densidade de palavras-chave, simplesmente dividimos a quantidade de ocorrências da palavra-chave escolhida pelo número total de palavras que aparecem no seu post.

Então, no exemplo, temos: 5 dividido por 100 = 0,05, ou seja, 5% é a  densidade da palavra-chave que selecionamos.

Pelos fatores do Google essa quantidade é maior que 3%.

Portanto, atenção, o excesso de palavras-chave pode gerar punição na Serp do Google, chamada de Keyword Stuffing.

Por outro lado, alguns mestres do SEO, falam que o Google aceita uma densidade de até 8% dependendo do tamanho do texto.

O site cjnet calcula online a densidade de palavras-chaves ou Keyword Stuffing do seu conteúdo.

Essa extensão vai ajudar a colocar diversas palavras-chave no seu documento, com a opção gratuita podemos inserir até 10 palavras-chave na ferramenta.

Como escrever conteúdo para blog

Primeiramente, vamos procurar algum um exemplo de dieta no nicho de emagrecimento,  com o auxílio do Google Suggest.

O Google Suggest é uma função disponibilizada na pesquisa do Google.

Criando conteúdo do blog com ideias do google suggest

Por isso, quando for fazer uma nova busca, dê preferência a navegação anônima, evitando assim, que ocorra alguma influência de suas pesquisas passadas, feitas quando você estava logado em uma conta Google.

Só como exemplo, vamos escolher a dieta do ovo como nosso hipotético nicho.

A dieta do ovo tem uma procura mensal de 135 000 buscas por mês.

Portanto, precisamos encontrar palavras-chave referente ao nosso nicho.

Portanto, vamos procurar ideias de palavras-chave para o nosso conteúdo na ferramente gratuita Ubersuggest

Então, digitamos a nossa palavra-chave “Dieta do Ovo” no Ubbersugest.

E realizarmos uma pesquisa relevante de palavras-chave dentro do nosso escopo.

Como criar conteúdo para blog com a ferramenta Ubersuggest

Não esqueçam, depois de colocar a palavra-chave na ferramenta, ver se o idioma que você deseja está correto.

Como criar conteúdo para blog com Ubersuggest

Como podemos perceber a análise feita nessa ferramenta nos mostra diversas opções de palavras-chave, inclusive de cauda longa

Vamos pegar 10 variações da nossa palavra-chave “dieta do ovo” que retornou da nossa pesquisa e vamos colocar dentro da ferramenta  SEMrush Writing Assistant que vai ajudar na criação do nosso conteúdo.

Também podemos exportar todas se assim desejar.

  • dieta do ovo cozido
  • dieta do ovo 3 dias
  • como fazer a dieta do ovo
  • dieta do ovo cardápio
  • dieta do ovo emagrece
  • dieta do ovo funciona
  • como é a dieta do ovo
  • dieta do ovo passo a passo
  • dieta do ovo receita
  • dieta do ovo faz mal

A extensão funciona conjuntamente com a ferramenta SEMrush, ela permite acesso gratuito durante 7 dias, você pode testá-la durante esse período e ver como funciona.

Vamos fazer algumas configurações na extensão SEMrush Writing Assistant

1: No pop-up da ferramenta vamos clicar na opção SEO

2: Vamos na opção Get recommendations

3: Temos que escolher o país, a região (ex. São Paulo), a cidade, o idioma e o mais importante, selecione a opção phone.

Atualmente, o Google vai verificar primeiramente se você possui uma versão mobile do seu site.

O algoritmo do Google vai dar prioridade aos acessos da versão mobile.

Por isso, atualmente escutamos muito falar em mobile first index.

Hoje o Google mira muito na experiência do usuário

É importante que você pense e crie o seu projeto primeiramente para mobile (mobile first).

Como escolhemos a região de São Paulo, vamos direcionar os nossos conteúdos para São Paulo.

Criando blog com Criando blog com a extensão da semrush

Agora, colocaremos as 10 palavras-chave na parte onde se lê: “Enter your target Keywords”.

Gostaria de enfatizar, que as 10 palavras chaves foram escolhidas somente para efeito de demonstração.

Também não vou gerar nenhum conteúdo, pois é meramente uma apresentação de como criar conteúdo para blog usando essa extensão.

Então, continuando, vamos colocar as 10 palavras-chave permitidas na opção gratuita da ferramenta.

Aquelas palavras-chaves escolhidas no Ubbersugest.

criando blog com essas 10 palavras-chave

 

A ferramenta SEMrush SEO Writing Assitant vai recomendar palavras-chave que seus concorrentes estão usando, algumas vamos utilizar em nossos conteúdo.

Como criar conteúdo para blog pode ser mais fácil do que você pensa!

Recomendações de palavras-chave para criar o blog

Vamos começar a digitar um texto, ou melhor, colar um pequeno trecho de algum artigo sobre a dieta do ovo encontrado na web.

Acompanhamos então as orientações que a ferramenta nos mostra durante o processo de digitação.

Como podemos ver na imagem abaixo, a palavra ovo cozido, para o tamanho desse texto é considerada Keyword Stuffing e a ferramenta emite um alerta.

Ao colocar o mouse na palavra-chave que está em vermelho, a extensão nos mostra o alerta Keyword Stuffing, sinalizando que o Google pode penalizar o site.

Enquanto as palavras “dieta do ovo cozido, principais refeições e dieta do ovo” estão destacadas pela cor verde, estão ok em relação ao conteúdo.

como criar blog sem keywordstuffing

Vamos acrescentar mais alguns parágrafos ao conteúdo e vamos ver como a ferramenta vai interpretar esse novo trecho.

Podem notar que ao aumentarmos o conteúdo a palavra-chave ovo cozido, deixou de ser uma Keyword Stuffing e as palavras-chave usadas agora estão  na cor verde, indicando o nosso conteúdo está indo na direção certa.

Nosso texto conta com 184 palavras contra 31 anteriormente, mas não chega nem perto das 1 498 palavras necessárias para o que a ferramenta aponta como ideal para melhorar a chance de um bom ranqueamento.

Não esqueçam que existem inúmeros fatores de ranqueamento e que o Google está sempre atualizando seus motores de busca.

Portanto, é importante analisar sempre a concorrência e ver como estão criando seus conteúdos e saber quais palavras-chave deles estão bem ranqueadas na SERP.

Mais importante, podemos usar essas palavras-chave em nosso conteúdo, assim como seus sinônimos.

Por outro lado, criaremos novos artigos com essas mesmas palavras.

Essa ferramenta vai contribuir para a criação de conteúdos relevantes, os seus títulos e subtítulos.

Estude a ferramenta e faça um planejamento de conteúdo para aproveitar os 7 dias grátis e  ranquear melhor os seus artigos.

Conclusão

Não importa quantas palavras tem o seu conteúdo, a quantidade de palavras-chave nunca deve ultrapassar o limite de 3% do seu artigo.

A palavra-chave principal, deve ser sempre colocada no início do título (H1), no subtítulo (H2), no início do primeiro parágrafo etc.

O plugin Yoast  SEO orienta as configurações de SEO para o seu conteúdo.

A meta title, tem o padrão de 55 caracteres, mas fique atento, o Google sempre está modificando o seu tamanho.

Aliás, essa meta tag, na verdade, é um espaço disponibilizado pela Serp do Google.

Isso quer dizer que se você preferir usar caracteres com mais peso (bold e extrabold, ou uma fonte maior), significa menos espaço para o título.

Para evitar que o Google corte seu título e acrescente no final os famosos 3 pontinhos (reticências).

Devemos reduzir nossa tag meta title, por segurança, para 52 caracteres ou sempre confirmar na própria Serp do Google.

Na Serp do Google no Smartphone, o espaço para o título é maior que o espaço do desktop.

Lembre-se de usar sempre no seu site o favicon, o Google, agora, mostra a sua marca nas pesquisas feitas pelo celular.

Espero que essas informações sejam úteis para você!

 

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