(Last Updated On: 15/02/2018)

O que é texto âncora e como criar?

O texto âncora são palavras-chave – hyperlinks – que levam o visitante do nosso site para outras páginas de destino. Para o nosso próprio site ou para outra página da internet.

Esses links geralmente são palavras ou frases (palavras de cauda longa) que aparecem no conteúdo com uma cor diferente do resto do texto e que são clicáveis.

A habilidade mais importante que você pode ter quando se trata de selecionar um texto âncora para a SEO do seu artigo ou do seu site é a sua capacidade para encontrar as palavras-chave que você considera ideal para alcançar um posicionamento melhor no Google.

E a melhor maneira para encontrar as palavras-chave é fazendo pesquisas na ferramenta do Google Adwords – “Planejador de Palavras-Chave”.

Existem outras ferramentas de pesquisas, mas todas tem como base a ferramenta do Google.

Como criar: homem arrastando uma âncora

Fazer a distribuição do texto âncora corretamente pode ser uma grande ajuda na SERP – Search Engine Results Page ou em portugês página de resultados de uma busca.

Se você realizar esse processo dentro de uma lógica vai ter uma grande chance de levar o seu site para a primeira página do Google, dependendo do seu nicho.

Você vai ter a vantagem de fazer isso com menos links que seus concorrentes. Porém se fizer de maneira errada, pode correr o risco de ser penalizado pelo Pinguim.

Tudo tem que parecer bem natural aos olhos do Google.

Todo mundo quando está começando pergunta: Que texto âncora devo usar?

Gostaria de ser capaz de responder sobre isso para todos com uma resposta exata.

Entretanto em SEO as respostas mudam rapidamente, exigindo estudos sistemáticos.

Na internet dependemos de vários fatores e serviços que não estão sob o nosso controle, infelizmente dependemos de terceiros.

O que um dia era de um jeito, na semana seguinte pode estar diferente. Compartilhar conhecimento com pessoas que possuem o mesmo interesse é muito importante.

Para selecionar um texto âncora corretamente precisamos fazer uma boa análise e possuir alguma prática.

Esta é uma habilidade que você precisa criar para si mesmo, não dá para depender dos outros.

Mas, uma vez que você comece a desenvolver habilidade de encontrar textos âncoras, você vai passar para o próximo nível da SEO.

O primeiro passo na seleção do texto âncora é descobrir o que você deseja fazer para alcançar seus objetivos.

Após escolhermos nossos textos âncoras, precisamos determinar qual a melhor forma de distribuí-los e observar o destino dos links dentro do seu nicho.

Veja como faz Matt Diggitty

Analise a concorrência

Muitos SEO comentam que a distribuição do texto âncora tem que ser o mais natural possível. E normalmente eles descrevem como algo assim.

50% de textos âncoras usando a marca / URL

Por exemplo, um texto âncora para a marca jogargolfe.com seria “Jogar Golfe”.

Esses textos âncoras da marca (brand) só se aplicam a sites que não são EMD (exact matching domain ou domínio de correspondência exata) / PMD (Partial matching domain ou Domínio de correspondência parcial).

Os textos âncoras da URL são variações simples das URLs tais como: jogargolfe.com, http:// com, www.jogargolfe.com, etc.

25% dos textos âncoras estariam em tópicos

Exemplo: “equipamento desportivo” seria uma âncora para um tópico para a palavra-chave “melhor driver de titânio”

10% das palavras-chave e dos textos âncoras seriam de cauda longa

Exemplos: melhor driver de titânio, o que é o driver de titânio superior, comprar driver de titânio on-line.

15% textos âncoras variados

Exemplos: Clique aqui, leia mais, visite o site, saiba mais etc.

Enquanto muitas pessoas aderem a esta ideia de que você precisa desta relação perfeita, considerando essa divisão de textos âncoras “natural”, isso simplesmente não é o caso.

O conselho de Matt Diggity que quando você fizer uma pesquisa para uma determinada palavra-chave, deve ter em mente que o Google mostra exatamente o que ele gosta de ver na SERP.

Faça uma pesquisa com a palavra-chave alvo e coloque seus resultados em uma ferramenta de backlinks como Majestic ou Ahrefs.

Aqui, e somente aqui, é onde você encontrará a distribuição dos textos âncoras que o Google está procurando.

Muitas vezes isso não parece nada com a distribuição dos textos âncoras, que é supostamente “natural”.

Esse caso em questão foi tirado do site do Matt.

Palavra-chave: “sell my car online

Como criar hyperlinks âncora

Sua estratégia para o texto âncora muitas vezes não acontece do jeito que você espera.

De acordo com Matt, em vários nichos em que ele atua, ocorreu a necessidade de insistir durante algum tempo, às vezes superior a um mês, para acertar o texto âncora e seus links de destino para atingir as primeiras posições do Google.

Encontre os textos âncora dos 5 primeiros sites ranqueados no Google

Matt utiliza os programas Majestic e Excel para descobrir as âncoras da concorrência.

  • Faça o download dos dados do Anchor Text do Majestic do site que está na primeira posição

Como criar texto âncora certeiro

  • Liste todos os tipos de textos âncoras

Devemos nos concentrar na coluna “Referring Domains” para evitar computarmos mais de uma vez os textos âncoras enviados a partir de um mesmo domínio.

Como criar ãncoras

  • Analise a distribuição do texto âncora para esse site criando um gráfico de pizza

Como criar e distribuir textos âncoras

  • Faça o mesmo para os sites que estão nas posições 2, 3, 4 e 5.
  • No gráfico abaixo, Matt mostra a distribuição média dos textos âncoras dos 5 melhores sites do nicho para a palavra chave escolhida.

Como criar textos âncoras final

Conclusão:

Agora que você conhece a proporção de texto âncora que o Google está procurando, é hora de começar sua campanha de construção de links através dos seus textos âncoras replicando essa mesma distribuição.

A única diferença é que você vai fazer muito melhor do que a concorrência.

No próximo artigo  de Matt Diggy ele nos mostra mais 6 técnicas sobre textos âncoras, isso permitirá que você melhore o target para seus links, aumentando suas chances de ultrapassar seus concorrentes.

Como criar e escolher o texto âncora
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Publicado por Mauricio Alex

Blogueiro, Radialista, Diretor de TV, Escritor, Piloto e Empreendedor Digital.

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